quarta-feira, 10 de junho de 2015

Miniaturas de Gatos

Essa receita/esquema, elaborei para tricô à máquina, mas pode ser feito à mão, dependendo da habilidade e sabedoria da tricoteira em utilizar as agulhas, aumentos e diminuição corretos. 
Gatos 007

Gatos 002

Feito à mão

 

Veja como fazer os gatnhos em tricô:

Material:

 - Restos de lã

- Máquina de tricô ou agulhas compatíveis com o fio

- Enchimento (fibra siliconizada ou sobras de lãs emaranhadas, ou das costuras)

- Agulha de mão para costurar tricô

Esquema:

(mais fácil pela visualização)

Esquema Gatinhos 1

Como Fazer:

Corpo:

1- Coloque 22 pontos na máquina ou agulhas, com outra cor que contraste com a do gatinho.

2 – Teça 4 carreiras e mude para a cor do gatinho

3 – Teça 12 carreiras

4 – Agora você iniciará a primeira perna. Conforme o esquema, suspenda (ou deixe de trabalhar) 14 pontos da esquerda.

5 – Agora teça os 8 pts restantes para esquerda, volte p/ direita tecendo 7 pts, volte p/ esq. tecendo 6 pts, volte p/ dir. tecendo 5 ptos,…, diminuindo sempre 1 pt a cada carreira, até chegar em 1 ou 2 pts. Com agulhas basta deixar de trabalhar o ponto.

6 –  Agora faça o inverso, em vez de diminuir aumente os pontos 1 a 1, até chegar em 8 pts. está feita a primeira perna. Na máquina basta colocar em posição de trabalho (D na Elgin).

7 – Segunda perna: Teça 1 carreira completa, com os 22 pts,  e na outra ponta  repita os passos 4, 5 e 6.

8 – Teça mais 12 carreiras com a cor do gatinho e mais 6 a 8 carreiras de cor contrastante. Não precisa arrematar, pois após a costura invisível você deverá desmanchar essas carreiras para tirar a lã de outra cor. Na carreira inicial terá que cortar esse fio diferente no começo e no final da carreira e puxar para se separar do restante.

A peça deverá ficar com essa aparência, com duas pontinhas para cima, e a costura invisível ficará nas costas do gatinho:

Aberto:Gatinhos 015

Dobrado ao meio, já aparecem as pontas das pernas:Gatinhos 016

Para costura invisível, lembrar que tem que ser pelo avesso:Gatinhos 017

Cabeça:

1 -  Coloque 8 pontos na máq. ou agulhas.

2 – Teça 6 crr, aumentando 1 ponto de cada lado a cada 2 crr (3 x). Ficará com 14 pontos. (não está 3anotado no esquema)

3 – Teça 8 carreiras.

4 – Para as orelhas, é o mesmo processo das pernas. Passos 4, 5 e 6, só que nessa parte você suspende (deixa de trabalhar) 9 pts, e trabalha os cinco restantes, primeiro diminuindo um-a-um e depois aumentando da mesma forma. Faça também do outro lado.

5 – Teça mais 8 crr.

6 – Diminua 1 pt de cada lado a cada 2 crr por 3 x (6 crr). arremate os  8 pontos que sobrarem. (não está anotado no esquema).

OBS: Se você quiser pode iniciar e terminar com fio de outra cor, mas como a peça é muito pequena é trabalho desnecessário.

Aberta:
Gatinhos 018


Dobrada, já se visualiza as orelhas:
Gatinhos 019

Rabo:

1 – Na máquina: coloque 4 pontos e programe a máquina para deslizar (não trabalhar) de um dos lados. Teça 24 carreiras em regulagem menor (3).

2 - Com agulhas manuais: Use agulhas menores, teça 4 pontos e não volte, mas sim passe esses pontos para a outra agulha. Ficará estranho, pois o fio estará na outra ponta e você vai esticá-lo por bem para trabalhar no começo. É assim mesmo. Faça isso em todas as carreiras. Isso fará com que fique um tecido tubular, sem costura.

Quem possui uma ferramenta simples, que pode ser feita em casa, chamada Rabo de Gato pode utilizá-la, pois o resultado é o mesmo. 

O rabo será costurado junto com o corpo, encaixando-o no local correto, junto a dobra das costas.

Gatinhos 021

Costure as partes deixando um buraco para colocar o enchimento. Esse pode ser fibra siliconizada ou, para quem costura tricô à mão, guarde todas as sobras e fios emaranhados e utilize-os para o enchimento. Veja que no gatinho abaixo, que é de lã, o enchimento também é de restos de lãs e linhas.

Gatos 003


Um comentário:

Marly Venturi disse...

Amei as suas postagens. Muito criativas... É muito difícil achar postagens de máquina de tricô. O seu blog já está nos meus favoritos. Bjs